Descobrindo El Chalten
- Carolinacadaval Carolcadaval
- 11 de jul. de 2018
- 7 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2018

El Chalten um lugar de paisagens maravilhosas e caminhadas incríveis!
Este poste vamos dedicar a El Chalten #PatagoniaArgentina #ElChalten
Eu Carolina e meu marido, Rodrigo, um dia estávamos voltando de Bagé para nossa cidade Rio Grande, e eu estava fazendo umas pesquisas no google de onde nós poderíamos ir nas férias que estavam chegando, FALTAVAM 15 DIAS para elas, e lendo um relato nos mochileiro.com, encontramos nosso destino, a PATAGÔNIA ARGENTINA!!
Como mencionei, quando decidimos o destino do nosso primeiro mochilão haviam apenas 2 semanas para comprar passagens, ver estadias, realizar a programação, pesquisar sobre os lugares que queríamos visitar, pesquisar sobre as roupas e o que levar... Em fim muuuuita coisa! A época que fomos foi em fevereiro de 2018, alta tempora, então quer dizer que já estava quase tudo locado e voo cheios.
Por causa do pouco tempo que tinhas acabamos pagando mais caro pelas passagens e tivemos que enfrentar uma escala de 15h #megaescala em Buenos Aires, o aeroparque Jorge Newbery, não possui local para guardar a bagagem, na internet você encontra relatos de que existe, mas não caia nessa, como os próprios funcionários do aeroparque diziam "nada aqui funciona". Ficamos as 15h dentro do aeroparque sem poder aproveitar e conhecer a cidade!!
#Dica: O lugar com melhor cotação, a mesma do site do banco www.bna.com.ar trocamos direto no Banco Nacional dentro do Aeroparque, pagamos 1 real para 6,2 pesos, ele fica aberto das 6:30h as 23h. Fica na a esquerda na saída do desembarque, em frente aos banheiros. Se prepare para esperar em uma fila, nós ficamos 1h lá parados.

Então saímos de Buenos Aires com destino a El Calafate, o aeroporto é bem longe da cidade, essa é uma parada obrigatória para quem quer ir a El Chalten. No aeroporto de El Calafate há varias vans com destino a El Chalten , nos decidimos ir de van primeiro a El Calafate pois queríamos pagar o passeio do minitrekking no Glaciar Perito Moreno e porque lemos em vários relatos que era mais barato comprar comida em El Calafate e depois ir para El Chalten.
Fizemos as comprar no mercado (#dica: eles não possuem sacolas, tens que carregar tudo nas mãos , ou por dentro da mochila , ou levar sacolas do Brasil mesmo) , e lá fomos agarrados na comida que não coube dentro das mochilas para rodoviária, lá você encontram todas as agencias de ônibus que te levam a El Chalten, fizemos uma pesquisa em todas, compramos as passagens de ida e pegamos o ônibus. Os preços são mais ou menos tabelados, o que muda são os horários de saídas deles.
Quando estávamos na estrada ventava pra caramba, parecia que o ônibus ia virar, o caminho é cheio de montanhas, tudo meio árido, sem muitos animais, mas lá é assim tudo que tipo de paisagem misturado, quando se aproximando de El Chalten, vai aparecendo os pico com neve, o Friz Roy.. tudo lindo. O ônibus antes de entrar na cidade faz uma parada obrigatória no local que fiscaliza o parque, onde todos tem que descer e ouvir o que é permitido e o que não é permitido, eles dão informações sobre as trilhas e acampamentos.
Na hora em que chegamos haviam rajadas de vento de 100km/h, com chuva... lá do nada esta uma ventania louca. Nos hospedamos na Gabañas Austral utilizamos para reserva o Booking, não é a mais barata por lá não, mas ficamos sem opções pois decidimos fazer tudo em cima da hora, não haviam mais lugares, mas é super bem localizada, limpa e possui cozinha, então não precisamos fazer as refeições fora, além disso preparamos nossos sanduíches para trilha ali e guardávamos na geladeirinha.
A dona nos recebeu e já nos conseguiu a van (zona austral) para ir até a Hosterial El Pilar que é o caminho mais "fácil", mesma quilometragem mas com menos subidas, para Laguna de Los Três e Laguna Sucia, as vans nos pegou ali mesmo nas cabanas.
A trilha é sensacional, dentro de um bosque lindo, há vários mirantes!! #Dica: não se preocupe em levar vários litros de água, durante toda a trilha é possível re abastecer as garrafinhas com água de desgelo que passam nos riachinhos, outra #dica é levem uns lanches porque dá fome caminhar tanto, nós sempre levamos sanduíches.

E para quem acha que não consegue, nós estávamos com zero de experiência e preparo, muito sedentários e acima do peso, fomos devagar e conseguimos!!! Não tenho palavras para descrever aquele lugar!! Todas as fotos postadas aqui são de celular sem filtro, não levamos câmera! Fica a #dica: LEVE UMA CÂMERA, e bateria extras para ela e celular, pau de selfie e algumas coisas que ajudam muito em todas as trilhas são os bastões de trekking, mochila de ataque que possua aquelas fivelas para prender no peito e barriga e uma anarok, um calçado com solado bom que agarre bem para não escorregar. Essa dica é para não cair e se machucar, pois em alguns lugares a trilha é meio escorregadia.


Na volta você faz outro caminho que é em direção a cidade, este seria o caminho que quem não pega a van faz para ir até a Laguna, nesse caminho vais passar pela laguna Capri, que é linda também e por fim chegas á cidade.


Além dessa trilha fizemos a Trilha da Laguna Torre, o caminho até ela foi um dos mais lindos! Todas as trilhas começam na cidade, não é preciso pegar van para fazer nenhuma delas! Recomendamos utilizar o app Wikiloc, nele podes salvar as trilhas que pretendes fazer e usar ela como caminho através do GPS do teu celular, caso saias alguns metros do trajeto ele apita para te avisar que tais fora da trilha! Funcionou em todos os lugares em que fomos. Compramos o pacote de um mês. Mas já deixo claro aqui que é impossível se perder nas trilhas, tooodas são super bem marcas, o parque é super bem cuidado!


Neste mesmo dia da laguna torre fizemos a Cachoeira que tem lá, Chorillo Del Salto, é uma trilha curta e plana, é um bom passeio para final de tarde.

Um passeio que fomos que é pago, mas que recomendo muuuuuito, é ir no Glaciar Viedma, fomos com a agencia Patagônia Aventure, ela é de esquina na rua principal. Nem adianta procurar nas outras, todas as agencias compram dela. Vão, é muito lindo, engloba um passeio de catamarã bem próximo ao glaciar e uma caminhada nas pedras também e ao fim do passeio eles te dão café e alfajor no catamarã! Vale apena!


Outro lugar que visitamos lá foi o Glaciar de Huemul e o Lago del Desierto, você precisa pegar uma van ou transfer que é como eles chamam lá. Nós utilizamos de novo a van da zona austral, eles te deixam na entrada da propriedade que fica ao lado do lago del Desierto, eles marcam o horário para te buscar no mesmo ponto, se não me engano chegamos as 8h e voltamos as 17h. A van te deixa bem no inicio da trilha, essa trilha vocês precisam pagar pois é dentro de uma propriedade particular, não me lembro o valor da entrada, mas lembro que era muito baratinho. A trilha é bem ingrime em alguns lugares, mas de modo geral é fácil e curta, em 1:30 ( 2km de subida) tu chega no Glaciar Huemul, ele é muito bonito, mas infelizmente estava chovendo no dia que fomos então as fotos do celular não valorizam o lugar. No mesmo lugar que a van te larga esta o Lago del Desierto, ele é lindíssimo, antes de começar a trilha fomos ver os horários dos passeios de barco, compramos nossos ingressos para um horário que dava tempo de ir até o glaciar e voltar a tempo do passeio, se não me engano pegamos o barco da 13h, existem 3 tipos do passeio de barco, em um você vai até metade do lago de barco e desce em um pier e faz umas trilhas, na outra opção ele vai até o final do lago e volta e a ultima opção o barco vai até o meio do lago e volta, nestas duas ultimas opção você não desce do barco. Nós fomos na opção vai até o pier no meio do lago. O lago que fica entre um vale de montanhas, possui águas verdes, muito bonito, e tu desce em um pier e vai até um domo onde os guardas do parque te explicam os três tipos de trilhas que tem. As trilhas são divididas 3 níveis de dificuldade, uma é a verde onde você só caminha no plano e vai até uma parte do lago que tipo um praia, a outra é a amarela onde você caminha um pouco mais e sobe um pouco, nela há um mirador para um Glaciar que não lembro o nome agora, foi a que fizemos pois eu tinha caído e estava com dor na perna, mas não recomendo a vista não é muito boa, não é ampla, e como estava chovendo não foi possível ver nada, a ultima trilha é a vermelha que é um pouco mais longa e ingrime , mas que você tem uma visão muito mais bonita e ampla. Durante a volta de barco o sol apareceu, e podemos ver como o lago é realmente bonito.



Resumo
É de longe um dos lugares mais lindos que fui. A cidade é super pequena linda, há restaurantes e bares espalhados por todos os lados. O parque é sensacional!
#Dica: Recomendo deixar o roteiro com alguns dias de folga, pois pode ser que tu acorde um dia e esteja uma ventania impossível de caminhar, tipo 130 km/h, aconteceu conosco e tivemos que ficar sem trilha nenhuma nesse dia, até tentamos mas não conseguíamos caminhar. Utilize o www.windguru.com , mas utilize colocando o local exato que você quer saber do clima, não utilize El Chante para tudo. Por exemplo esse passeio do Viedma, saímos de El Chalten com chuva e quando voltamos ainda chovia, mas lá no Viedma estava um baita sol. Outro exemplo foi o do dia do Glaciar Huemul, onde lá passou o dia chovendo e em El Chalten estava com sol. Existem muitos micro climas lá, então não faça como nós e pesquise corretamente. Converse com o pessoal das agencias que se preciso eles até pesquisam para você o clima.
Além desses lugares que fomos ficaram faltando conhecer o Piegle Tumbado e as Lagunas Madri e Hija, que são lindíssimos.
Mas pretendemos voltar!!!
Por ultimo vou postar aqui uma foto e uma notinha para vocês terem noção dos valores dos pubs lá, for isso que volto a salientar a importância de fica em um local que tenha cozinha compartilhada ou como nós ficamos uma cabana com quarto e cozinha. Vale salientar que os pub das 16h as 20h é choop duplo na maioria, mas já eram tipo 21h :/ neste dia . Gente esse hambúrguer estava divino e as batatas com esse molho que leva Jack Daniels também. Um outro lugar que fomos 2 vezes foi o pub Monte Rojo, ele foi o lugar mais barato e com uma pizza muito boa, tomamos honey beer, recomendo, neste lugar não tiramos fotos das notas.


Espero ter ajudado.
#lagunadelostres #elchalten #lagunasucia #lagunacapri #frizroy #glaciarhuemul #glaciarviedma #lagodeldesierto #lagunatorre
Comments