top of page
Buscar

Ushuaia - a cidade mais austral do mundo!!

  • Foto do escritor: Carolinacadaval Carolcadaval
    Carolinacadaval Carolcadaval
  • 12 de jul. de 2018
  • 7 min de leitura

Atualizado: 15 de jul. de 2018



Saímos de El Calafate direto para Ushuaia, pegamos um taxi até o nosso Hotel Paisagem Del Beagle, é um hotel muito simples, mas os donos são super gentis , é bem limpo, fico próximo ao centro, da para ir a pé, uns 5 minutinhos ou menos, o café da manhã é bom e o preço era bem em conta.

De cara vou dar uma #dica, a cidade não é lá essas coisas que vemos no google, achamos meio feinha e suja, ainda mais depois de ver El Calafate e El Chalten que são lindas. Então, caso você também queira fazer esse roteiro, aconselho a começar por Ushuaia e depois ir a El Calafate e El Chalten.

No nosso primeiro dia tiramos para caminhar no centro, ir no porto, descobrir como as coisas funcionavam e o que dava para fazer. Achamos tudo bem caro lá, tanto para comer como para comprar presentinhos. Procuramos as agencias no centro para ver alguns passeios, já sabíamos de alguns lugares que queríamos ir como a Pinguizera, Laguna Esmeralda e Turquesa, Los Tempanos e o Parque Nacional Tierra del Fuego. Fomos nas agencias e já antecipo, nós achamos tudo caro lá. Fechamos 3 passeios com a agencia Brasileiros em Ushuaia, um para o Los Tempanos, outro um passeio de 4x4 e outro para um tour no Parque Nacional Tierra Del Fuego.


#Dica, de uma olhada quanto sai alugar um carro, nos tentamos alugar um mas não conseguimos pois os dois haviam deixado as carteiras de motorista no Brasil, mas na época nos fizemos as contas e sairia muito mais barato, pois as trilhas começam tudo na estrada e o parque é imenso, para conhecer bem e fazer algumas das muitas trilhas que tem lá o ideal é você estar de carro e ir indo e parando e conhecendo o parque todo, coisa que não conseguimos pois ficamos limitados ao passeio da agencia, o parque é a parte mais bonita de Ushuaia, então vale a pena investir nisso.

Nosso primeiro passeio foi a laguna de Los Tempanos, é uma trilha que aconselho a fazer com guia, pois o caminho para chegar até lá é por dentro de uma vila, meio complicado, e a trilha é meio confusa e sem marcação, nada impossível de se fazer sozinho, ainda mais com o aplicativo Wikiloc, mas é mais chatinha mesmo, vale a pena fazer com guias. Não fomos de táxi, pois lemos relatos de pessoas que voltaram da trilha e o táxi tinha ido embora, e dai para voltar até o centro é muito longe e sem paradas de ônibus e táxi perto. A laguna é linda! É uma trilha moderada, da uma boa cansadinha! Chegamos na Laguna, comemos o lanche que a empresa te fornecesse e fizemos a volta nela até o gelo, onde há um especie de "caverna" (é uma entradinha) de gelo que é possível entrar e bater algumas fotos, a visto pelo outro lado é muito bonita também.








No segundo dia a programação era Laguna Esmeralda e Turquesa, essas trilhas você consegue fazer sem guia, e caso você não tenha alugado um carro, existem varias vans que saem da "rodoviária ", um local ao lado de um posto e perto do porto, é fácil de encontrar, existem varias pessoas oferecendo os tickets para ida e volta dessas lagunas, tu compra na hora mesmo, só tem que ter no mino 4 pessoas para van sair, neste mesmo local existem vans para o parque nacional também. As entradas para laguna Esmeralda e Turquesa são em lugares diferentes, os dois começam na estrada e um é próximo do outro, dá para ir por exemplo na Laguna Esmeralda e depois voltar para estrada e caminhar até a Laguna Turquesa , é só combinar com o motorista da van o horário e que você vai estar na entrada da outra laguna esperando por ele para voltar, varias pessoas fazem isso lá. O caminho para laguna Esmeralda é bem tranquilo, tem poucas subidas é fácil de fazer. Só devem prestar atenção onde pisam pois lá existe um vegetação que se chama tundra, ela é molhe e úmida e alguns lugares da trilha tu tem que ir pulando de tronco em tronco que estão espalhados no chão e se pisar mal e cair, tu vai te molhar e pode afundar tua perna inteira nela, por isso é muito importante uma bota de solado bom e impermeável. A laguna é linda, vale a pena conhecer! Na volta meu marido caiu com um das pernas em uma dessas tundras ai, a perna dele inteira afundou, neste caso a bota impermeável não adiantou pois entrou água por cima, além da calça, meias e bota ficarem podres de barro. Por conta disso e dele estar todo molhado não conseguimos ir até a laguna Turqueza, mas dizem q é linda, a trilha dela até onde sabemos é meio inclinada mas bem curta!







No 3º dia fomos ver pinguins! #dica: esse é um passeio com numero de pessoas limitado por dia, então se você deseja fazer compre já quando chegar em Ushuaia, tivemos que acertar nossos passeios para poder ir neste, fora que é muito caro $$$$$. Sobre a Pinguinzeira então, o passeio funciona da seguinte maneira: eles marcam um horário no porto como ponto de encontro onde todos devem estar. O amanhecer neste dia estava lindo no porto, tenho que dizer que achei bem bonito mesmo.




O ônibus te leva até uma fazenda, no meio do caminho ele para e podes bater fotos das árvores que tem as copas viradas todas para o mesmo lado devido a incidência do forte vento, sempre de mesma direção, que tem na patagônia.




Deste ponto o ônibus segue até a fazenda onde os guias separam o pessoal em 2 grupos, um fica esperando na fazenda que possui um museu de ossos de animais marinhos e tipo uma lancheria e o outro grupo pega uma lancha e vai até a ilha onde ficam os pinguins, por ser um local de conservação ambiental apenas 20 ou 30 pessoas podem pisar na ilha por vez. Lá você faz uma caminhada e vê vários pinguins realmente, isso que na época que fomos a maioria segundo a guia já haviam partido da ilha, pois os filhotes ja haviam crescido. É uma experiencia legal e bem diferente! Gostamos e recomendo!






Depois você pega a lancha e volta para a fazenda, então lá trocamos para um catamarã que vai até o Farol do Final do mundo, a Isla de los Lobos, a Isla de los Pássaros e por fim chega ao porto de Ushuaia.

Existem mil opções de passeios de barcos que fazem essas ilhas mas que não caminham na ilha dos pinguins. Recomendo fazer o mesmo que nós, pois só andar de barco é meio sem graça. Tempo de duração foi de um turno, a 13h estávamos de volta na cidade.





Neste mesmo dia fizemos o passeio de 4x4, pois é um passeio noturno. Ele é passeio meio mais ou menos, sem grandes emoções, mas se caso você não for do Rio Grande do Sul que esta acostumado com fogo de chão e coisas do tipo, e não tenhas nada para fazer no final da tarde, vale a pena. Nós compramos o passeio na agencia Brasileiros em Ushuaia. A promessa da agencia é de uma experiencia super radical, mas o 4x4 não passou em barro nenhum, foi 0% radical. O legal é que conhecemos alguns lures, como o Lago Fagnado e Escondido. O passeio vai até uma estancia onde há uma castoreira ativa (não conseguimos ver nenhum castor direito, mas é legal conhecer o lacol para ser noção do dano que eles causam ao meio ambiente). Na estancia você sera recebido com uma fogueira de chão abeira do lago, vinho e queijos. Depois de um tempo, eles te servem uma janta, mas a propaganda é que o guia faz um assado na hora junto a fogueira a beira do lago, não é verdade. Ele levou algumas carnes e batatas mas já estavam prontas , acho que ele só aqueceu mesmo.










O ultimo passeio que fizemos foi no Parque, aconselho a dedicar mais tempo nele, pois como falei lá em cima é muito bonito e possui varias trilhas. No parque é onde se carimba o passaporte com o famoso carimbo do fim do mundo e o selo do Carteiro do fim do mundo, tem que pagar acho que são 50 pesos argentinos. No centro turístico de Ushuaia há outras opções de carimbos e são de graça.


#Dica: Caso alguma agencia te ofereça ir no parque pegando o trem no fim do mundo, diga que dispensa o trem. Pelo amor de Deus, se você tiver menos de 80 anos, NÃO ANDE NO TREM DO FIM DO MUNDO, é péssimo, sem graça, você não vê paisagem nenhuma bonita, é lento, é um aperto, uma desgraça e ainda por cima é caro! Que arrependimento, para vocês terem ideia eu dormi no trem! Então economize aí seu dinheiro, não vale a pena!!










#Dica, você não pode ir embora de Ushuaia sem comer duas coisas, o cordeiro patagônico que é bem diferente do nosso cordeiro aqui do Rio Grande do Sul, ele possui uma carne mais suave , não tão gorda, muito gostoso, comemos na La Estancia Parilla!


E na minha opinião o principal é não ir embora sem come o Caranguejo Real , é carinho mas em nenhum outro lugar você vai conseguir comer, a menos que vocês esteja planejando ir ao Alasca. É muito bom e um experiencia única, já vou deixar junto aqui a dica de pedir uma entrada que vem junto com esse prato, é uma mistura de vários frutos do mar , um delícia, e vale super a pena pelo preço dela! Mais a baixo esta a notinha com os valores e o endereço do restaurante El Viejo Marino, pelo que lemos e nós informamos lá com os locais, ele é o melhor e mais barato! Tem que chegar bem cedo, é bem grande. Nós tivemos muita sorte pois fomos por volta se 21:30 bem na hora um casal estava saindo.





Esperamos ter ajudado.


 
 
 

Comentarios


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page